quarta-feira, 18 de maio de 2011

Réquiem para um sonho

Há um tempo venho pensando em como escrever minha impressões sobre esse filme que mexeu tanto com o meu psicológico. Desde meus 13 anos eu sentia vontade de ver Réquiem, mas algo me fazia pensar muito se deveria, agradeço à minha mente por me fazer ficar na dúvida, porque não sei o que seria de mim.




Réquiem para um sonho (Requiem for a Dream) conta quatro histórias diferentes, mas entrelaçadas. O filme se desenvolve em três estações do ano das vidas de mãe e filho, Sara (Ellen Burstyn) e Harry Goldfarb (Jared Leto), a namorada de Harry, Marion Silver (Jeniffer Conelly) e o amigo de Harry, Tyrone C. Love (Marlon Wayans).  Cada um dos personagens terminará destruído pelo vício e pelo delírio.


Não há como descrever as sensações vindas desse filme, a cada momento crítico, como na cena em que Tyrone foge ao ser pego numa emboscada, a música com o mesmo nome toca em seus momentos mais tensos. O diretor, Darren Aronsfky (de Cisne Negro) trabalha com cenas curtas e rápidas, que deixa o ritmo do filme muito diferente do que o conhecido.



A história começa no verão. Sara Goldfarb, uma jovem viúva que vive sozinha em seu apartamento em Brighton Beach, passa o tempo assistindo infomerciais na TV. Após um telefonema que lhe diz que ela será convidada para ser uma participante de um programa de TV, torna-se obcecada em recuperar a aparência que tinha numa fotografia sua da época da graduação de Harry, seu momento de maior orgulho. Para caber no antigo vestido vermelho, o favorito de seu falecido marido, ela começa a fazer um regime com pílulas de anfetamina durante o dia e sedativos à noite. As pílulas alteram seu comportamento, mas ela passionalmente insiste que a chance de aparecer na TV lhe deu uma razão para viver, e que o fato fez com que ela passasse a ser admirada pelas vizinhas de prédio. Até o outono, entretanto, seu convite não chega, e ela começa a aumentar a dosagem, o que lhe provoca alucinações onde ela é a principal estrela do programa de TV.

Seu filho Harry é um irresponsável viciado em heroína. Junto com seu amigo Tyrone e sua namorada Marion, todos viciados, ele se envolve com o narcotráfico em uma tentativa para realizar seus sonhos. Com o dinheiro que ganham durante o verão, Harry e Marion sonham em abrir uma loja de roupas para os desenhos de Marion, enquanto o sonho de Tyrone é escapar das ruas e deixar sua mãe orgulhosa. Entretanto, no início do outono, Tyrone se vê no meio do assassinato entre gangues de traficantes e acaba preso mesmo sendo inocente. Harry usa a maior parte do dinheiro deles para pagar a fiança e tirá-lo da cadeia. A partir daí, por causa das prisões e dos tiroteios entre os traficantes, torna-se difícil conseguir drogas, levando Harry, Marion e Tyrone a um estado de privação. Cada vez mais desesperados, Harry convence Marion a fazer sexo com seu psiquiatra em troca de dinheiro, o que acaba por causar um desconforto entre eles. O grupo continua a se deteriorar à medida que Marion começa a se prostituir e o braço de Harry fica severamente infeccionado e começa a desenvolver gangrena em decorrência de sucessivas injeções feitas de forma imprópria. 


Não vou mais falar sobre a história, mas afirmo que não é qualquer pessoa que consegue assistir e ficar bem após. Eu mesma senti um desconforto durante dias.
Mas enfim, uma boa dica de filme, mas esteja preparado para o que vai ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário